Total de visualizações de página

sábado, 13 de setembro de 2014

O terceiro S - Terceiro passo rumo ao Lean.

O programa tem como finalidade, de forma participativa, organizar e melhorar o espaço de trabalho aumentando a qualidade de vida, de serviço, sua agilidade e principalmente preparar a empresa para outras melhorias. 
O programa envolve todas as pessoas da empresa, ou seja, é um trabalho totalmente participativo e que requer o empenho de todos e não é somente um episódio de limpeza e organização e sim uma nova maneira de conduzir a empresa a ganhos de produtividade (Falconi, 2004).
O terceiro senso é o de limpeza, essse senso é facilmente confundido com o simples ato de limpar o ambiente de trabalho e, na verdade, o objetivo é mais profundo. Além de limpar é necessário buscar a fonte da sujeira a fim de eliminá-la, uma vez que investirá uma grande parcela de tempo para realizar a limpeza no fim do expediente ou na troca de shift, quando buscamos a fonte da sujeira e a eliminamos não será mais necessário investira o tempo na limpeza.


Para finalizar, é sabido que qualquer ambiente limpo, organizado e apenas com o material útil ao trabalho fica mais motivante a realizar as tarefas diárias

Deiler Oliveira